quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Liturgia da Palavra - I Domingo do Advento


No 1º Domingo do Tempo do Advento, a Palavra de Deus apresenta-nos uma primeira abordagem à “vinda” do Senhor.
Na primeira leitura, pela boca do profeta Jeremias, o Deus da aliança anuncia que é fiel às suas promessas e vai enviar ao seu Povo um “rebento” da família de David. A sua missão será concretizar esse mundo sonhado de justiça e de paz: fecundidade, bem-estar, vida em abundância, serão os frutos da acção do Messias.
O Evangelho apresenta-nos Jesus, o Messias filho de David, a anunciar a todos o que se sentem prisioneiros: “alegrai-vos, a vossa libertação está próxima. O mundo velho a que estais presos vai cair e, em seu lugar, vai nascer um mundo novo, onde conhecereis a liberdade e a vida em plenitude. Estai atentos, a fim de acolherdes o Filho do Homem que vos traz o projecto desse mundo novo”. É preciso, no entanto, reconhecê-l’O, saber identificar os seus apelos e ter a coragem de construir, com Ele, a justiça e a paz.
A segunda leitura convida-nos a não nos instalarmos na mediocridade e no comodismo, mas a esperar numa atitude activa a vinda do Senhor. É fundamental, nessa atitude, a vivência do amor: é ele o centro do nosso testemunho pessoal, comunitário, eclesial.

Leituras:
L 1 Jer 33, 14, 16; Sal 24, 4bc-5ab. 8-9. 10 e 14
L 2 1 Tes 3, 12 – 4, 2
Ev Lc 21, 25-28. 34-36

Viver um Advento Cristão...


O Tempo do Advento porque antecede o Natal e o fim do ano civil, é um período muito importante para a manifestação dos mais nobres sentimentos da pessoa humana. Que o digam as inumeráveis festas de carácter social que nele acontecem, conhecidas pelo nome de "natais": natal dos hospitais, natal da TV, natal dos trabalhadores da empresa X…

Mas a visão cristã do Advento vai mais longe. Ela parte da actividade profética, nomeadamente por parte de João Baptista, e dela deduz que o Advento tem, como finalidade, preparar as comunidades para uma celebração cristã do Natal e lembrar também que a última vinda do Senhor está agora mais próxima do que no momento em que abraçámos a fé. A visão cristã do Advento faz de Deus e não do homem a medida de todas as coisas.
Trata-se duma maneira de olhar as coisas e o mundo que contrasta com a visão que a cultura, a política e o social têm dessas mesmas realidades, e que é incómoda. Por isso, a liturgia do Advento deveria interpelar fortemente os que a frequentam, apontando-lhes como objectivo final a última vinda de Cristo, e como metas inter­médias as celebrações do Natal e as manifestações de solidariedade humana, a viver em jubilosa esperança.

Os cristãos, por seu lado, na sua vida quotidiana, deveriam estar atentos às tentativas do poder económico que pretende transformar o Advento num período de louco consumismo, verdadeiro atentado à dignidade de todos os homens que Cristo veio salvar, e à igualdade e fraternidade que o Natal proclama.
O comportamento de cada cristão deveria estar de acordo, não com os modelos culturais que os meios de comunicação criam e impõem, mas com as lições que se aprendem ao ler as páginas do Evangelho que narram o nascimento de Cristo, ou ao contemplar a simplicidade e pobreza do primeiro presépio: uma gruta, uma manjedoira, um Menino, que sendo rico Se fez pobre para ensinar aos homens a mais bela das lições: Felizes os que têm um coração de pobre, porque deles é o reino dos céus.

Onde estão os mestres que queiram dizer isto com palavras e com a vida? Os discípulos não tardariam em ser multidão.

É que o Advento nasceu para introduzir os fiéis no mistério da Encarnação, mistério que faz nascer Deus para o homem e conduz o homem para Deus.
Pe.José de Leão Cordeiro

Catequese de Adultos - Próximos encontros!


Os próximos encontros de catequese de Adultos são nas seguintes datas:

3º Encontro: “Cristo vive, convertei-vos!”

Pampilhosa: 4 de Dezembro – DATA ALTERADA
Luso: 10 de Dezembro

4º Encontro: “Cristo vive, convertei-vos!” - trabalho de grupo

Pampilhosa: 15 de Dezembro
Luso: 17 de Dezembro
Os encontros na Pampilhosa realizam-se na Casa Paroquial e no Luso no Salão Paroquial, sempre pelas 21h.

Qualquer informação ou esclarecimento podem enviar e-mail para: igo.costa@gmail.com

Abraço em Cristo.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Catequese de Adultos


“Crescer rumo à maturidade em Cristo”

A opção em prol da catequese com adultos, longe de abandonar a catequese infanto-juvenil, tem como objectivo ajudar os adultos a crescerem na fé, na inserção na vida comunitária, ao compromisso da fé, rumo à maturidade em Cristo, pois “Urge que os adultos façam uma opção mais decisiva e coerente pelo Senhor e sua causa, ultrapassando a fé individualista, intimista e desencarnada”.
É dever da comunidade cristã oferecer aos adultos um projecto de educação da fé “segundo as possibilidades de vida dos adultos, levando em consideração as experiências vividas, os condicionamentos e desafios que eles encontram na vida, sua condição de adultos, como homens e mulheres no exercício de suas funções temporais, seus recursos espirituais e culturais em pleno respeito pelas diferenças”.

Em busca de uma catequese com adultos

A Igreja “pretende buscar caminhos para uma catequese e formação permanente de adultos que os ajudem a viver o compromisso com Jesus e a sua proposta, numa Igreja de comunhão e participação. Isto implica em conhecer a situação sócio-cultural e religiosa dos adultos e as formas de catequese desenvolvidas junto a eles; reflectir uma espiritualidade e leitura bíblica que falem do adulto de hoje”.

A Catequese de Adultos começou na passada semana na Paróquia de Pampilhosa com cerca de 15 adultos e na Paróquia do Luso com cerca de 25 adultos.

A data dos próximos encontros são os seguintes:

23 de Novembro – Paróquia de Pampilhosa
24 de Novembro – Paróquia do Luso.
Inscrições abertas!!!

Os encontros funcionam de 15 em 15 dias, pelas 21h. Na Pampilhosa na sala 7, no Luso no Salão Paroquial.