sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Catequese de Adultos – Regressa em Janeiro


Ontem na Paróquia do Luso e na terça na Paróquia da Pampilhosa num ambiente descontraído, acolhedor e de convívio deu-se por encerrado o “1º Bloco” de Catequese de Adultos.
Agora é altura de preparar o Natal e como ontem muito se ouviu “deixar entrar Jesus no coração, aceita-lo e vive-lo”. A todos desejo um Santo e Feliz Natal... e aqui ficam as datas dos encontros para o mês de Janeiro, Fevereiro e Março.

ENCONTROS:

Pampilhosa: 5 de Janeiro
Luso: 6 de Janeiro


Pampilhosa: 19 de Janeiro
Luso: 20 de Janeiro


Pampilhosa: 9 de Fevereiro
Luso: 10 de Fevereiro


Pampilhosa: 23 de Fevereiro
Luso: 24 de Fevereiro


Pampilhosa: 2 de Março
Luso: 3 de Março

10º
Pampilhosa: 23 de Março
Luso: 24 de Março

IV Domingo do Advento – Liturgia da Palavra


LEITURA I Miq 5, 1-4a
«De ti sairá Aquele que há-de reinar sobre Israel»

Completando a profecia de Isaías sobre o «Emanuel» (Deus connosco), o profeta Miqueias, seu contemporâneo, anuncia o lugar do nascimento do Messias Salvador e descreve a Sua missão.Será na cidade davídica de Belém, cujo sobrenome Efrata exprime a fecundidade messiânica, que dará à luz Aquela que será a Mãe do Salvador. Aí nascerá o Rei futuro, que será Pastor do Seu Povo. Com o Seu nascimento, não só trará a Paz, reunindo os filhos de Deus dispersos, como Ele mesmo será a Paz. O Seu nascimento, com efeito, significa a presença de Deus no mundo, o fim do afastamento de Deus com o pecado e a reunificação universal dos irmãos.

LEITURA II Hebr 10, 5-10
«Eu venho para fazer a vossa vontade»

A entrada de Jesus no mundo está orientada para o drama da Cruz e o triunfo da Páscoa. O mistério da Encarnação é inseparável do mistério da Redenção. O esplendor da Páscoa ilumina já a aurora do Natal.O Filho de Deus, preexistente na natureza divina, desde o momento da Sua entrada no mundo pela Encarnação oferece-Se como vítima. E esta oblação divina e humana santifica e salva desde esse momento, virtualmente, unida à sua expressão prática na oblação da Cruz.Ao assumir a nossa condição humana, para a salvar, aceita os desígnios de Deus sobre Ele e ensina-nos a viver a vida como realização quotidiana da Vontade de Deus, na santificação interior, pela obediência e o amor.

EVANGELHO Lc 1, 39-45
«Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?»

As intervenções de Deus na História da Salvação são, por vezes, designadas como «visitas» do Senhor ao Seu povo. A última intervenção de Deus, com a Encarnação, é também para S. Lucas uma «visita» do Senhor aos Seus (Lc. 1, 68; 7, 16), sendo a família do Precursor a primeira a participar dela e a beneficiar.Maria aparece intimamente unida a esta «visita» do Senhor ao Seu povo. Ela é, na verdade, a morada de Deus entre os homens, a nova Arca da Aliança, perante a qual, João, ungido pelo Espírito que repousa sobre o Messias, exulta de alegria, à semelhança de David (2 S. 6, 2-16). Em Maria concretiza-se, de algum modo, o encontro de Deus com a humanidade. Ela inicia a era messiânica. É a mulher que assegura ao seu povo a vitória absoluta sobre o pecado e o mal (a saudação de Isabel lembra a que foi dirigida a Judit, após a vitória sobre os seus inimigos).Esta união continuará no prolongamento da «visita» do Senhor a todos os homens, que é a vida da Igreja.

Fonte: Secretariado Nacional da Liturgia

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

III Gota de Água – Feira de Artesanato e do Livro


A III Gota de Água – Feira de Artesanato e do Livro, decorrerá sábado e domingo, das 10h às 20h na Sede do Agrupamento de Escuteiros da Pampilhosa (antigo quartel dos Bombeiros).

É uma iniciativa conjunta dos vários grupos de jovens católicos da paróquia, a saber:

Feira de Artesanato:

Grupo de Pioneiros 34 – Escuteiros;
Clã 26 – Escuteiros;

Feira do Livro:

JOC – Juventude Operária Católica
LOC – Liga Operária Católica
MAAC – Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças

APAREÇA!!

III Domingo do Advento – Eucaristia animada pelos Jovens


LEITURA I Sof 3, 14-18a
«O Senhor exulta de alegria por tua causa»

O convite à alegria, dirigido pelo profeta a Jerusalém, está fundamentado nesta certeza consoladora: Deus, o Rei de Israel e o Salvador, está presente no meio do Seu Povo, apesar das desordens e pecados passados.Esta presença amorosa de Deus traz consigo o perdão, suspendendo o castigo, afastando o medo e o desalento e dando origem a uma renovação tão maravilhosa que o próprio Deus Se alegrará perante esta nova criação.

LEITURA II Filip 4, 4-7
«O Senhor está próximo»

A Religião cristã é uma religião de alegria. É certo que alguns cristãos ficam apenas na Quaresma, esquecidos de que ela é apenas uma etapa na obra redentora, e de que, para além da Paixão e da Ressurreição, Cristo continua a viver no meio de nós, pondo-nos em comunhão com Deus e com os irmãos.A alegria é uma consequência da nossa fé, um imperativo do Senhor, que S. Paulo reforça. O cristão deve vivê-la, mesmo nas horas más, deve transmiti-la, dando assim testemunho da presença de Deus no mundo.

EVANGELHO Lc 3, 10-18
«Que devemos fazer?»

João Baptista inserindo-se na linha dos profetas do A. T., para os quais a conversão consistia em voltar a viver o amor de Deus e do próximo, indica aos homens das mais diversas classes sociais qual a penitência agradável a Deus – o cumprimento dos seus deveres, em função do amor do próximo.Mas a conversão, com o abandono do pecado, é também recepção do Espírito, ou Amor de Deus, princípio duma vida nova, que se comunica mediante um sinal de conversão – o Baptismo.Ninguém é excluído desta conversão, pois todas as situações humanas se podem viver no amor.

Fonte: Secretariado Nacional da Liturgia
A Eucaristia será animada pelos jovens pertencentes aos seguintes organismos/associações: Catequese Paroquial; Grupo de Escuteiros 1067; Juventude Operária Católica; Liga Operária Católica e Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Liturgia da Palavra - I Domingo do Advento


No 1º Domingo do Tempo do Advento, a Palavra de Deus apresenta-nos uma primeira abordagem à “vinda” do Senhor.
Na primeira leitura, pela boca do profeta Jeremias, o Deus da aliança anuncia que é fiel às suas promessas e vai enviar ao seu Povo um “rebento” da família de David. A sua missão será concretizar esse mundo sonhado de justiça e de paz: fecundidade, bem-estar, vida em abundância, serão os frutos da acção do Messias.
O Evangelho apresenta-nos Jesus, o Messias filho de David, a anunciar a todos o que se sentem prisioneiros: “alegrai-vos, a vossa libertação está próxima. O mundo velho a que estais presos vai cair e, em seu lugar, vai nascer um mundo novo, onde conhecereis a liberdade e a vida em plenitude. Estai atentos, a fim de acolherdes o Filho do Homem que vos traz o projecto desse mundo novo”. É preciso, no entanto, reconhecê-l’O, saber identificar os seus apelos e ter a coragem de construir, com Ele, a justiça e a paz.
A segunda leitura convida-nos a não nos instalarmos na mediocridade e no comodismo, mas a esperar numa atitude activa a vinda do Senhor. É fundamental, nessa atitude, a vivência do amor: é ele o centro do nosso testemunho pessoal, comunitário, eclesial.

Leituras:
L 1 Jer 33, 14, 16; Sal 24, 4bc-5ab. 8-9. 10 e 14
L 2 1 Tes 3, 12 – 4, 2
Ev Lc 21, 25-28. 34-36

Viver um Advento Cristão...


O Tempo do Advento porque antecede o Natal e o fim do ano civil, é um período muito importante para a manifestação dos mais nobres sentimentos da pessoa humana. Que o digam as inumeráveis festas de carácter social que nele acontecem, conhecidas pelo nome de "natais": natal dos hospitais, natal da TV, natal dos trabalhadores da empresa X…

Mas a visão cristã do Advento vai mais longe. Ela parte da actividade profética, nomeadamente por parte de João Baptista, e dela deduz que o Advento tem, como finalidade, preparar as comunidades para uma celebração cristã do Natal e lembrar também que a última vinda do Senhor está agora mais próxima do que no momento em que abraçámos a fé. A visão cristã do Advento faz de Deus e não do homem a medida de todas as coisas.
Trata-se duma maneira de olhar as coisas e o mundo que contrasta com a visão que a cultura, a política e o social têm dessas mesmas realidades, e que é incómoda. Por isso, a liturgia do Advento deveria interpelar fortemente os que a frequentam, apontando-lhes como objectivo final a última vinda de Cristo, e como metas inter­médias as celebrações do Natal e as manifestações de solidariedade humana, a viver em jubilosa esperança.

Os cristãos, por seu lado, na sua vida quotidiana, deveriam estar atentos às tentativas do poder económico que pretende transformar o Advento num período de louco consumismo, verdadeiro atentado à dignidade de todos os homens que Cristo veio salvar, e à igualdade e fraternidade que o Natal proclama.
O comportamento de cada cristão deveria estar de acordo, não com os modelos culturais que os meios de comunicação criam e impõem, mas com as lições que se aprendem ao ler as páginas do Evangelho que narram o nascimento de Cristo, ou ao contemplar a simplicidade e pobreza do primeiro presépio: uma gruta, uma manjedoira, um Menino, que sendo rico Se fez pobre para ensinar aos homens a mais bela das lições: Felizes os que têm um coração de pobre, porque deles é o reino dos céus.

Onde estão os mestres que queiram dizer isto com palavras e com a vida? Os discípulos não tardariam em ser multidão.

É que o Advento nasceu para introduzir os fiéis no mistério da Encarnação, mistério que faz nascer Deus para o homem e conduz o homem para Deus.
Pe.José de Leão Cordeiro

Catequese de Adultos - Próximos encontros!


Os próximos encontros de catequese de Adultos são nas seguintes datas:

3º Encontro: “Cristo vive, convertei-vos!”

Pampilhosa: 4 de Dezembro – DATA ALTERADA
Luso: 10 de Dezembro

4º Encontro: “Cristo vive, convertei-vos!” - trabalho de grupo

Pampilhosa: 15 de Dezembro
Luso: 17 de Dezembro
Os encontros na Pampilhosa realizam-se na Casa Paroquial e no Luso no Salão Paroquial, sempre pelas 21h.

Qualquer informação ou esclarecimento podem enviar e-mail para: igo.costa@gmail.com

Abraço em Cristo.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Catequese de Adultos


“Crescer rumo à maturidade em Cristo”

A opção em prol da catequese com adultos, longe de abandonar a catequese infanto-juvenil, tem como objectivo ajudar os adultos a crescerem na fé, na inserção na vida comunitária, ao compromisso da fé, rumo à maturidade em Cristo, pois “Urge que os adultos façam uma opção mais decisiva e coerente pelo Senhor e sua causa, ultrapassando a fé individualista, intimista e desencarnada”.
É dever da comunidade cristã oferecer aos adultos um projecto de educação da fé “segundo as possibilidades de vida dos adultos, levando em consideração as experiências vividas, os condicionamentos e desafios que eles encontram na vida, sua condição de adultos, como homens e mulheres no exercício de suas funções temporais, seus recursos espirituais e culturais em pleno respeito pelas diferenças”.

Em busca de uma catequese com adultos

A Igreja “pretende buscar caminhos para uma catequese e formação permanente de adultos que os ajudem a viver o compromisso com Jesus e a sua proposta, numa Igreja de comunhão e participação. Isto implica em conhecer a situação sócio-cultural e religiosa dos adultos e as formas de catequese desenvolvidas junto a eles; reflectir uma espiritualidade e leitura bíblica que falem do adulto de hoje”.

A Catequese de Adultos começou na passada semana na Paróquia de Pampilhosa com cerca de 15 adultos e na Paróquia do Luso com cerca de 25 adultos.

A data dos próximos encontros são os seguintes:

23 de Novembro – Paróquia de Pampilhosa
24 de Novembro – Paróquia do Luso.
Inscrições abertas!!!

Os encontros funcionam de 15 em 15 dias, pelas 21h. Na Pampilhosa na sala 7, no Luso no Salão Paroquial.

domingo, 25 de outubro de 2009

XXX Domingo do Tempo Comum (ano B)


"A profecia que diz que entre os retornados do exílio estaria o cego, realiza-se em Jesus Cristo. O cego, proclamando-O “Filho de David”, reconhece n’Ele o Messias. Jesus, curando-o, recompensa a sua fé; mas simultaneamente mostra que os tempos do Messias e da salvação por Ele oferecida a todos os homens tinham chegado ao meio deles."

in Secretariado Nacional de Liturgia


L1 Jer 31, 7-9;
Sal 125, 1-2ab. 2cd-3. 4-5. 6
L2 Hebr 5, 1-6
Ev Mc 10, 46-52


Abraços em Cristo.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

...

"Para o ignorante, a velhice é o inverno da vida; para o sábio, é a época da colheita."
(Talmude)
Boa semana.
Abraços em Cristo.

sábado, 17 de outubro de 2009

XXIX Domingo do Tempo Comum (ano B)

"Jesus realizou em Si a figura do Servo de Deus. E, se hoje O reconhecemos como “Senhor”, foi porque o Pai O exaltou e Lhe deu esse nome, que está acima de todos os nomes, depois de Ele ter sido obediente até à morte e morte de cruz. O caminho que O levou à glória foi o do serviço até à morte."
in Secretariado Nacional de Liturgia

L1 Is 53, 10-11
Sal 32, 4-5. 18-19. 20 e 22
L2 Hebr 4, 14-16
Ev Mc 10, 35-45

Abraços em Cristo.

Reunião de Pais - Balanço

Foi com agrado que vimos ontem cerca de 60 pais das nossas crianças/jovens da catequese assistirem à primeira reunião de pais deste novo ano pastoral.

O acolhimento inicial foi dado pela Coordenadora da Catequese, Cristina Costa, que apresentou a equipa coordenadora e o modo como os catequistas estão distribuídos pelos volumes de catequese.

De seguida, o Pároco, Carlos Godinho, reflectiu com todos sobre a importância da catequese, os seus objectivos e o papel primordial dos pais, como primeiros educadores na fé: "foram vocês, pais, que pediram em nome destas crianças o baptismo e se disposeram, juntamente com os padrinhos, a educá-las na fé".

Finalmente, a Coordenadora apresentou o plano da catequese para o ano pastoral 20092010:


Blocos de Catequese

1º Bloco: 27 de Setembro* a 20 de Dezembro
2º Bloco: 4 de Janeiro a 29 de Março
3º Bloco: 11 de Abril a 29 de Maio

*Catequese de Adultos – inicio a 10 de Novembro
Passeios da Catequese

29 de Maio ao Santuário de Fátima (Encerramento das Actividades Catequéticas)

Festas da Catequese

Festa do Acolhimento – 1º volume - 8 Novembro - 10h - Igreja
Festa das Bem-Aventuranças – 7º volume - 14 Fevereiro - 10h - Igreja
Festa da Vida – 8º volume - 14 Fevereiro - 10h - Igreja
Festa da Biblia – 4º volume - 14 Março - 10h - Igreja
Entrego do Credo – 5º volume - 17 Abril - 16h - Igreja
Festa do Pai-Nosso – 2º volume - 9 Maio - 10h - Igreja
Compromissso – 9º volume - 22 Maio - 16h - Igreja
Festa da Eucaristia – 3º volume - 6 Junho - 10h - Igreja
Festa da Fé – 6º volume - 13 Junho - 16h - Igreja
Festa da Confirmação – 10º volume e Adultos - a marcar

No final da reunião, não houve qualquer questão, apenas o agrado dos pais com o plano proposto.

Bom Ano Catequético 2009/2010!

Abraços em Cristo.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Para adoçar a semana....


BOLO BÍBLICO

4 chávenas de farinha de trigo
(Cânticos 7. 2 - "O teu umbigo como uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre é monte de trigo todo cercado de lírios.")

2 chávenas de açúcar
( Isaías 43.24 - "Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste; mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniquidades.")

2 a 3 chávenas de leite
(Cânticos 5.12 "Os seus olhos são como pombas, nos baixios das águas, banhadas em leite, pousadas no ribeiro. ")
1 colher de sopa de fermento
(I Coríntios 5.6 - "Não é digno o vosso motivo de orgulho! Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? )

1 pintada de sal
(Mateus 5.13 - "Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se corromper, com que se há-de salgar? Não serve para mais nada, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens. " )

2 colheres de sopa de manteiga
(Juizes 5.25 - "Pediu água; leite fresco ela lhe deu! Em nobre taça lhe serviu a nata.")

4 ovos
(Lucas 11.12 - "Ou, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? ")

MODO DE FAZER

Misture bem a manteiga, o açúcar, acrescentando as 4 gemas, a farinha de trigo, o sal e o leite. Por último as claras em castelo e o fermento. Misture bem, coloque numa forma untada e leve ao forno. Depois de cozido, ainda quente, regue com uma calda de laranja, fruto de uma árvore do Jardim do Éden.

(Gênesis 1.11 - "Deus disse: «Que a terra produza verdura, erva com semente, árvores frutíferas que dêem fruto sobre a terra, segundo as suas espécies, e contendo semente.» E assim aconteceu.")

adaptado do blog diva'rtes

Boa semana.

Abraços em Cristo.

Reunião de Pais

Reunião de Pais


Dia 16 de Outubro, sexta-feira, às 21h30 na Igreja Paroquial.


Não falte!


Abraços em Cristo.

Compromisso dos Catequistas / Dia da Juventude

O domingo passado foi de extrema importância.












Retomámos as Eucaristias animadas pelo coro da Juventude! No segundo domingo de cada mês, o coro litúrgico "dá a vez" aos jovens da catequese e dos escuteiros.

Após a Homilia seguiu-se um momento importante. O Celebrante dirigiu-se aos 16 catequistas da paróquia e interrogou-os:














Celebrante: Estais dispostos a comprometer-vos nesta importante missão de evangelizadores catequistas ao longo deste novo ano pastoral?

Catequistas: Sim, estou.

Celebrante: Estais conscientes que esta missão compreende, antes de mais nada, ser testemunhas vivas de Cristo para as nossas crianças, jovens e adultos?

Catequistas: Sim, estou.

Celebrante: Quereis iniciar assim esta missão da Igreja, com Igreja e ao serviço da Igreja?

Catequistas: Sim, quero.

Celebrante: O Senhor esteja convosco para vos proteger, guiar, guardar e abençoar. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.


Que a sabedoria de Deus, referida neste XXVIII Domingo do Tempo Comum, ilumine todos os catequistas ao longo deste ano. E ajude também todos os pais a cumprirem as promessas que fizeram no baptismos dos seus filhos, em acompanhá.los na educação na fé, ajudando os catequistas.


Abraços em Cristo.

XXVIII Domingo do Tempo Comum (ano B)

" A sabedoria é um dos temas mais queridos de certas épocas e de certos povos, como o era na época em que foi escrito o livro donde é tirada esta leitura. A sabedoria é, na Sagrada Escritura, um dom de Deus, que leva o homem a saber apreciar e interpretar a vida e os acontecimentos segundo o pensamento e os critérios de Deus, que Ele mesmo nos revela. É esta sabedoria que nos leva a compreender as palavras de Jesus"
in Secretariado Nacional de Liturgia
L1 Sab 7, 7-11;
Sal 89, 12-13. 14-15. 16-17
L2 Hebr 4, 12-13
Ev Mc 10, 17-30
Abraços em Cristo.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

....


Semeia um pensamento e colherás um desejo; semeia um desejo e colherás a acção; semeia a acção e colherás um hábito; semeia o hábito e colherás o carácter . (Tihamer Toth)


Bom feriado e boa semana!


Abraços em Cristo.

sábado, 3 de outubro de 2009

XXVII Domingo do Tempo Comum (ano B)


"Respondendo a uma pergunta posta pelos fariseus, Jesus pronuncia a condenação do divórcio, citando a palavra do Génesis. Aí o casal humano é apresentado como tendo sido assim constituído desde, o seu princípio, pela vontade de Deus Criador."
in Secretariado Nacional de Liturgia

L 1 Gen 2, 18-24; Sal 127, 1-2. 3. 4-6
L 2 Hebr 2, 9-11
Ev Mc 10, 2-16 ou Mc 10, 2-12


Abraços em Cristo.

sábado, 26 de setembro de 2009

XXVI Domingo do Tempo Comum (ano B)

"O Espírito de Deus, que encheu a terra inteira, quer atingir, pela sua acção, todos os homens. Onde quer que a sua acção se manifeste, aí está a sua presença. E os filhos da Igreja devem alegrar-se com isso, procurando sempre, à luz do Espírito, discernir o que é ou não fruto desse mesmo Espírito. É à luz do Espírito de Deus que cada qual procurará ajuizar das suas próprias atitudes, deixando para trás tudo o que for obstáculo ao reino de Deus."
in Secretariado Nacional de Liturgia
L1 Num 11, 25-29; Sal 18, 8. 10. 12-13. 14
L2 Tg 5, 1-6
Ev Mc 9, 38-43. 45. 47-48
Abraços em Cristo.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Regresso à Catequese

Dia 27 de Setembro, às 10h!


"Vós sois a luz do mundo" Mt 5,14.

Domingo esperamos por ti! NÃO FALTES!

Desejamos a todos um óptimo regresso à Catequese.

Abraços em Cristo.



domingo, 20 de setembro de 2009

XXV Domingo do Tempo Comum (ano B)

"A leitura da hoje continua a do domingo anterior: Jesus quer fazer compreender aos seus o sentido da sua Paixão e o sentido da vida cristã em geral, que não é a procura de grandezas, mas o serviço de Deus e dos homens segundo os caminhos de Deus: os da humildade e simplicidade."

in Secretariado Nacional de Liturgia


L1 Sab 2, 12. 17-20; Sal 53, 3-4. 5. 6 e 8
L2 Tg 3, 16 – 4, 3
Ev Mc 9, 30-37
Abraços em Cristo.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

sábado, 12 de setembro de 2009

XXIV Domingo do Tempo Comum (ano B)

"Jesus anuncia, pela primeira vez, a sua Paixão, depois de Pedro ter feito um acto de fé na sua missão de Messias. Ao ouvir falar da Paixão Pedro escandaliza-se. Não consegue ligar as ideias de Messias com a do sofrimento, muito menos com a da Morte. Não tinha ainda compreendido as palavras sobre o “Servo de Deus” sofredor."

in Secretariado Nacional de Liturgia


L1 Is 50, 5-9a; Sal 114, 1-2. 3-4. 5-6. 8-9
L2 Tg 2, 14-18
Ev Mc 8, 27-35


Abraços em Cristo.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O monge e o pobre


Grande riqueza é saber ser pobre

Estava um dia um monge a rezar, quando passou um pobre e lhe pediu esmola. O monge não tinha nada para lhe dar, mas lembrou-se de em tempos ter encontrado uma pedra preciosa, voltando a escondê-la na areia, caso um dia alguém precisasse dela.
Assim, indicou ao pobre onde a podia descobrir. Lá foi este a correr e, encontrando o tesouro, seguia já o seu caminho, radiante, sem mesmo se lembrar de agradecer. Mas a certa altura começou a reflectir. Atira fora o tesouro e volta a ter com o monge, desta vez para lhe pedir um pouco daquela riqueza interior que lhe permitia desprezar todas as riquezas da terra…

(Adaptado de R. Tagore, Coração da Primavera, PP. 75-76)
Abraços em Cristo.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

sábado, 5 de setembro de 2009

XXIII Domingo do Tempo Comum (ano B)


"Aquilo que os Profetas anunciaram, veio Jesus realizá-lo, mostrando assim que, com Ele, tinham chegado os tempos tão esperados do reino de Deus, que os surdos podiam agora escutar a palavra de Deus, que os mudos podiam proclamar o louvor do Senhor, que todos os homens podiam reconhecer n’Ele o Enviado de Deus e o seu Salvador."

in Secretariado Nacional de Liturgia


L1 Is 35, 4-7a; Sal 145, 7. 8-9a. 9bc-10
L2 Tg 2, 1-5
Ev Mc 7, 31-37
Bom Fim de Semana!
Abraços em Cristo.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

...

"Ganhamos força, coragem e confiança a cada experiência em que verdadeiramente paramos para enfrentar o medo."

(Eleanor Roosevelt)
Concordas?
Abraços em Cristo.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

...

“Qual é o lugar do homem?
Onde os seus irmãos precisarem dele."

(Madre Teresa de Calcutá)

Boa Semana!

Abraços em Cristo.

sábado, 29 de agosto de 2009

XXII Domingo do Tempo Comum (ano B)

"A Palavra de Deus pode vir a ser adulterada pelas palavras dos homens, mesmo quando pretendem explicar e aplicar a palavra de Deus. O Senhor adverte-nos para que saibamos ler a Palavra de Deus à luz do Espírito de Deus, que a inspirou, e não com a visaõ estreita e acanhada, e, por vezes, interesseira, do nosso espírito, demasiado humano e limitado. A Palavra de Deus é espírito e vida, e não apenas letra, que, por si só, pode matar."
in Secretariado Nacional de Liturgia
L1 Deut 4, 1-2.6-8;
Sal 14, 2-3a. 3cd-4ab.4c-5
L2 Tg 1, 17-18.21b-22.27
Ev Mc 7, 1-8.14-15.21-23
Abraços em Cristo.

A Liturgia Dominical

Olá a todos!

A partir de agora, e para que possamos prepararmo-nos da melhor forma para a Eucaristia Dominical, passamos a publicar todos os sábados, as leituras dominicais e um pequeno resumo das mesmas.

Aproveita a informação que te disponibilizamos da melhor forma!


Abraços em Cristo.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

...

E tu, também és feliz?


Abraços em Cristo.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

"Na verdade, a palavra de Deus é viva, eficaz e mais afiada que uma espada de dois gumes; penetra até à divisão da alma e do corpo, das articulações e das medulas, e discerne os sentimentos e intenções do coração."

Heb 4,12

Abraços em Cristo

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Catequistas para o próximo ano...

Aqui fica a listagem dos catequista e o volume correspondente:



1º Volume
Cristina Moura Costa
Helena Catarina Fidalgo

2º Volume
Sandra Sobral

3º Volume
Gracinda Reis

4º Volume
Esmeralda Salvador
Carla Pessoa
Leonor Garcia


5º Volume

Natália Lourenço
Dulcínia


6º Volume

Vítor Marques
Maria Adelaide Almeida
Maria Eulália Pessoa

7º Volume
Marlene Lopes

8º Volume
Sara

9º Volume
Carina Silva

10º Volume
Helena Catarina Fidalgo

Adultos
Gonçalo Moura Costa

Escuteiros
Equipa Coordenadora

Catequese Paroquial 2009/2010

Olá!
O novo ano está quase a chegar.
A equipa coordenadora do Secretariado da Catequese da Infância, Adolescência e Adultos, já está constituida. Estes são os seus elementos:
  • Presidente do Secretariado: Pe. Carlos Godinho
  • Coordenadora Geral: Cristina Moura Costa
  • Coordenadora Adjunta: Helena Catarina Fidalgo
  • Responsável pela Pedagogia da Fé: Gonçalo Moura Costa

Bom trabalho...

A catequese terá inicio dia 27 de Setembro, pelas 10h, na Igreja Paroquial... NÃO FALTES!!!

Coro da Juventude anima Casamento...


Olá, voltamos...


Após muito tempo sem darmos noticias, aqui estamos nós, com mais noticias e informações sobre a vida da nossa paróquia.


Começamos por vós falar do Coro da Juventude, coro criado em Outubro de 2008, com a participação de jovens da Catequese Paroquial, Juventude Operária Católica, MAAC e Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 1067.


Este Coro anima as missas da juventude - todos os segundos domingos de cada mês. No passado dia 22 de Agosto o nosso coro foi convidado para animar o Sacramennto do Matrimónio, da Andreia e do Vitor. A Andreia, foi durante anos organista no Coro Liturgico da Paróquia e auxiliar de catequese.


O coro esteve lá... a Andreia e ao Vitor desejamos as maiores felicidades...


Abraços em Cristo.