sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

III Domingo do Advento – Eucaristia animada pelos Jovens


LEITURA I Sof 3, 14-18a
«O Senhor exulta de alegria por tua causa»

O convite à alegria, dirigido pelo profeta a Jerusalém, está fundamentado nesta certeza consoladora: Deus, o Rei de Israel e o Salvador, está presente no meio do Seu Povo, apesar das desordens e pecados passados.Esta presença amorosa de Deus traz consigo o perdão, suspendendo o castigo, afastando o medo e o desalento e dando origem a uma renovação tão maravilhosa que o próprio Deus Se alegrará perante esta nova criação.

LEITURA II Filip 4, 4-7
«O Senhor está próximo»

A Religião cristã é uma religião de alegria. É certo que alguns cristãos ficam apenas na Quaresma, esquecidos de que ela é apenas uma etapa na obra redentora, e de que, para além da Paixão e da Ressurreição, Cristo continua a viver no meio de nós, pondo-nos em comunhão com Deus e com os irmãos.A alegria é uma consequência da nossa fé, um imperativo do Senhor, que S. Paulo reforça. O cristão deve vivê-la, mesmo nas horas más, deve transmiti-la, dando assim testemunho da presença de Deus no mundo.

EVANGELHO Lc 3, 10-18
«Que devemos fazer?»

João Baptista inserindo-se na linha dos profetas do A. T., para os quais a conversão consistia em voltar a viver o amor de Deus e do próximo, indica aos homens das mais diversas classes sociais qual a penitência agradável a Deus – o cumprimento dos seus deveres, em função do amor do próximo.Mas a conversão, com o abandono do pecado, é também recepção do Espírito, ou Amor de Deus, princípio duma vida nova, que se comunica mediante um sinal de conversão – o Baptismo.Ninguém é excluído desta conversão, pois todas as situações humanas se podem viver no amor.

Fonte: Secretariado Nacional da Liturgia
A Eucaristia será animada pelos jovens pertencentes aos seguintes organismos/associações: Catequese Paroquial; Grupo de Escuteiros 1067; Juventude Operária Católica; Liga Operária Católica e Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças.

Sem comentários: